fbpx

Celebre a liberdade com os Ligados às Máquinas, em Cantanhede

Os Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC, vão subir ao palco para celebrar a liberdade, no próximo dia 27 de abril. Vai ser em Cantanhede, no Salão dos Bombeiros Voluntários, numa atuação integrada no espetáculo “Inclui(-te) pela Música”, que se realiza no âmbito das “Jornadas pela Inclusão” levadas a cabo pelo município local. A entrada é livre e o concerto terá início pelas 21H30.

Esta iniciativa enquadra-se ainda nas comemorações do 25 de Abril organizadas pela Câmara Municipal de Cantanhede, cujo programa inclui várias atividades – nos campos da música, do teatro, da fotografia, do desporto ou dos direitos das pessoas com deficiência – destinadas a sensibilizar os cidadãos relativamente à importância da existência de fatores inclusivos e da eliminação de obstáculos para pessoas que com algum tipo de limitação.

E será certamente adequado que a festa do Dia da Liberdade se faça com a participação de um grupo musical como os Ligados às Máquinas, em que as limitações motoras não são um impedimento para o desenvolvimento da criação musical de uma forma completamente livre e sem amarras. Neste coletivo, os únicos limites são aqueles que as referências pessoais dos seus elementos trazem para as composições.

Os Ligados às Máquinas são um projeto de originais, construídos a partir de samples sonoros e cruzando hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta, mas também sons da publicidade ou de séries televisivas, para criar uma verdadeira manta de retalhos sonora. O grupo é constituído atualmente por Andreia Matos, António Abreu, Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, José Miguel Morgado, Luís Capela, Pedro Falcão e Sérgio Felício, sendo dirigido pelo professor de música Paulo Jacob.

São vários os grupos musicais dinamizados na APCC, percorrendo estilos que vão da música experimental ao pop/rock ou à música tradicional portuguesa. No âmbito do Departamento de Música da instituição, atua-se ainda ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.