fbpx

APCC leva “Coimbra a Brincar” ao colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”

O “Coimbra a Brincar” é um dos projetos que serão apresentados durante o colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”, enquanto exemplo na vertente de brincar na natureza e em espaços públicos. O encontro tem lugar no dia 25 de maio, no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, a partir das 09H00, estando a intervenção da APCC, a cargo de Teresa Paiva, prevista para as 14H40.

Será uma oportunidade para dialogar com responsáveis por outras iniciativas e para dar conta da já longa experiência do “Coimbra a Brincar” – a edição deste ano será a sétima – na promoção do brincar intergeracional. A interação com a cidade e o estabelecimento de parcerias com entidades regionais de diversos géneros estarão entre os tópicos abordados e que ajudam a explicar o sucesso deste grande evento, que todos os anos tem juntado milhares de pessoas.

O “Coimbra a Brincar” foi organizado pela primeira vez em 2013, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Brincar (28 de maio). De ano para ano, tem vindo a crescer no número de atividades, participantes, parceiros e patrocinadores, mantendo-se fiel ao seu propósito inicial de divulgar o brincar enquanto fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental.

A edição de 2019 decorrerá nos dias 26 e 28 de maio, estando previstas mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as idades, que decorrerão sobretudo na margem esquerda do Parque Verde, mas também em outros locais da cidade. A organização é da APCC, com vários parceiros da região.

O II Colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”, organizado pelo Instituto de Apoio à Criança, tem como principal objetivo refletir sobre o brincar como direito das crianças, como expressão do seu modo de ser e estar e como estratégia cientificamente fundamentada de educação e de integração social. Pode consultar o programa completo em https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2019/04/04/ii-coloquio-brincar-e-modos-de-ser-crianca-25-maio-coimbra.

Para saber mais sobre o “Coimbra a Brincar” e acompanhar todas as novidades, visite a página de Facebook do evento, em www.facebook.com/CoimbraaBrincar, ou o site da APCC.