fbpx

A voluntária europeia Anna Zubova preparou a ‘viagem’ e foi assim que os utentes da APCC ‘visitaram’ a Rússia

Passear na Praça Vermelha e admirar a Catedral de São Basílio, visitar o Kremlin, atravessar uma das pontes sobre o rio Moscovo, percorrer as margens do Lago Baikal, gastar alguns rublos em compras… Estes foram alguns dos desafios à imaginação deixados pela voluntária europeia Anna Zubova ao grupo da Sala do Teatro da APCC, durante uma muito interessante apresentação da Rússia, realizada na manhã de ontem.

Para a Anna, que preparou tudo com muito cuidado e detalhe, foi uma forma de matar algumas saudades do seu país natal, enquanto que para os utentes da APCC foi uma oportunidade para aprender coisas novas – e algumas verdadeiramente surpreendentes… sabiam, por exemplo, que existem nove fusos horários diferentes na Rússia?! – sobre uma terra muito distante e da qual sabiam muito pouco.

Houve muitas perguntas, a que a Anna respondeu sempre no seu melhor português e com o seu melhor sorriso, e uma surpresa final, quando a nossa voluntária ‘traduziu’ os nomes de cada um dos presentes para russo (nova pergunta: sabiam que os russos escrevem usam um alfabeto diferente do nosso, o alfabeto cirílico?). E assim se sucederam as exclamações de espanto, quando Paulo passou a Пауло e Micaela a Мицаела, ou quando Tiago se transformou em Тиаго e Diana em Диана.

No final, o grupo inteiro soltou um sonoro «Spasibo, Anna!», mesmo antes de a nossa fantástica voluntária russa ter arrebatado todos com (mais um) gesto de carinho: deixou na Sala do Teatro uma matrioska (o brinquedo tradicional da Rússia constituído de uma série de bonecas colocadas umas dentro das outras), «Para que se lembrem sempre de mim!» E é claro que vamos lembrar!

Esta foi a segunda sessão do género dinamizada pela Anna – a anterior, tinha juntado utentes de outras respostas da APCC sediadas na Quinta da Conraria – no âmbito do projeto pessoal que está a levar a cabo durante o seu período de voluntariado. Além disso, tem também colaborado nas atividades quotidianas da instituição, apoiando os nossos profissionais e utentes.

A Anna e os voluntários italianos Christopher Cremasco e Stefano Zacchi estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.