fbpx

‘Proprietários’ e ‘fornecedores’ da Loja de Vender Poetas fizeram um ateliê para um muito especial grupo de ‘clientes’…

Lembram-se de quando, no ano passado, uma loja temporária abriu no coração da baixa de Coimbra, permitindo a todos os seus clientes adquirir um poeta à medida? Esse singular espaço comercial, resultado do espírito empreendedor da professora de teatro Adriana Campos e dos membros do grupo de teatro Projeto Estúdio, da APCC, foi o mote para o dia especial que ontem se viveu.

Um grupo de utentes da CERCIAG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda esteve na Quinta da Conraria para saber tudo o que é importante saber sobre a Loja de Vender Poetas: as suas origens, a partir do livro “Vamos Comprar um Poeta”, de Afonso Cruz; a construção da interação com os ‘clientes’; e a sua ligação ao espetáculo homónimo do livro, que Adriana Campos levou a centenas de alunos do 3º ciclo do ensino básico da região Centro entre 2018 e 2019.

Os guias por este percurso foram os já identificados ‘proprietários’ da Loja de Vender Poetas, mas também a professora Mariana Nunes e os membros do outro grupo de teatro da APCC, o Sala T, responsáveis pelos adereços do espetáculo referido. Entre o rasgar das folhas de papel, encontrando usos novos para velhos livros, até à criação de mais objetos cénicos, foi um dia de muitas experiências tão ricas quanto únicas.

Para já, ficaram estes momentos intensos de partilha e espírito criativo, com a poesia (e uma experiência de negócio de sucesso) como mote. Mas talvez não tenha tudo de ficar por aqui. Quem sabe o que poderá ainda vir a resultar desta espécie de ateliê para a história futura da Loja de Vender Poetas…

O projeto que incluiu a Loja de Vender Poetas e o espetáculo “Vamos Comprar um Poeta” foi apoiado no âmbito do concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos 2017 da Fundação GDA e, além da APCC, contou com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, da Rede de Bibliotecas Escolares e de várias câmaras municipais e escolas.

O teatro é uma das várias áreas artísticas proporcionadas aos utentes da APCC no âmbito das atividades ocupacionais, contando com dois grupos ativos e aulas de expressão dramática, sendo desenvolvido tanto dentro das paredes da instituição, como em apresentações públicas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.