fbpx

Voluntários europeus iniciaram as despedidas com um Jantar Intercultural no Lar Integrado

Chega sempre este momento, em que começamos a prepara-nos para fazer as despedidas – felizmente, muitas vezes são meros Até já! – de mais um grupo de voluntários europeus. Por estes dias, voltamos a viver esse processo agridoce na APCC, desta vez com a Anna Zubova, o Stefano Zacchi e o Christopher Cremasco. Agridoce porque, se nos custa vê-los regressar aos seus países, verdade seja dita que encontramos sempre forma de nos ‘vingarmos’ na comida!…

Falemos então da noite de ontem no Lar Integrado, onde decorreu um glorioso Jantar Intercultural, juntando voluntários, utentes e colaboradores, em que a palavra Adeus foi proibida, fosse qual fosse a língua em que pudesse ser pronunciada. E falemos então também da saverkraut, da insalata caprese e da bruschetta preparadas pela Anna, o Christopher e o Stefano. E ainda de como lhes ‘plantámos’ ainda mais saudades através dos seus estômagos, com um bacalhau com natas e os indispensáveis pastéis de nata.

Mas o mais importante foi mesmo relembrar os últimos seis meses, feitos de muitas partilhas e outras tantas descobertas, de sorrisos multiplicados por ainda mais sorrisos, de olhares que desde logo substituíram quaisquer palavras que pudessem ser necessárias. Ontem, todas essas lembranças foram, inevitavelmente, nostalgia, mas também certeza de amizades feitas e que não se poderão perder.

Este Jantar Intercultural foi organizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e marca o início das atividades finais do projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação, de que, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, fizeram parte a Anna, o Christopher e o Stefano. Através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.