fbpx

Conheçam a história do Christopher, do Paulinho, do Duke, da Fofinha, da Luna e da Pequena, um grupo que muito aprendeu nos últimos meses

Agora que o Christopher Cremasco terminou o seu período de voluntariado na APCC, há na instituição muitos a sentir já saudades daquele jovem italiano que esteve connosco no último meio ano. Utentes que sentem a falta da sua boa disposição, técnicos que não esquecem a sua disponibilidade… E o Duke, a Fofinha, a Luna e a Pequena, que recordam os longos passeios e os momentos divertidos que partilharam com ele com o Paulo Neves.

Talvez esta última frase precise de ser explicada: o macho Duke e as fêmeas Fofinha, Luna e Pequena são os cães da Quinta da Conraria, que tiveram no Christopher um verdadeiro amigo nestes seis meses. Como parte do seu projeto pessoal de voluntariado, ele trabalhou no treino destes animais, no sentido de os levar a aprender comandos simples de obediência básica e a obter competências de confiança e estabilidade.

Com o Duke, foram muitas as horas passadas a aplicar métodos positivos na procura de comportamentos mais tranquilos, com alguns truques e habilidades pelo meio a deixarem um sorriso de felicidade tanto no humano como no animal. Com as três cadelas, o trabalho foi verdadeiramente de equipa, pois envolveu também o utente Paulo Neves em atividades de passeio benéficas para todos. E pelas quais o Paulinho – como é conhecido na APCC – acabou por se responsabilizar, com o apoio de auxiliares, ao final de algum tempo.

Além deste projeto pessoal, ligados aos seus próprios interesses, o Christopher colaborou também, ao longo do período de voluntariado que realizou na Associação, com as atividades quotidianas, apoiando tanto os nossos profissionais como os nossos utentes.

O Christopher, a Anna Zubova e o Stefano Zacchi, que estiveram em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integraram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.