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APCC teve o melhor projeto de Educação de Adultos no ranking de seleção Erasmus+ de 2019

O projeto europeu “SIM – Social Inclusion Marketing”, de que a APCC é a entidade coordenadora e em que tem como parceiros a NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária), a Universidade de Valência (Espanha) e a Universidade de Lugano (Suíça), foi o melhor classificado na área de Educação de Adultos no ranking de seleção da Ação-Chave Parcerias Estratégicas do programa Erasmus+ para o presente ano, recentemente divulgado.

Da responsabilidade da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, aquela lista elenca e classifica as candidaturas nacionais a apoios no âmbito daquele programa europeu, tendo o projeto da Associação obtido a melhor avaliação entre os 56 apresentados. Em análise estiveram propostas de outras instituições de solidariedade social, mas também de câmaras municipais, universidades, institutos politécnicos, escolas e outras entidades.

Neste projeto, ao qual foi atribuída uma subvenção de cerca de 170 mil euros, especialistas de duas disciplinas diferentes (marketing social e serviço social) irão cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrarem soluções inovadoras. Assim, duas organizações que trabalham com a área da deficiência irão propor desafios reais a duas universidades, para serem resolvidos utilizando técnicas de marketing social.

Serão desenvolvidas neste processo ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do terceiro setor, correspondendo ao objetivo central do projeto de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos. Até agosto de 2021, irão ser levadas a cabo diversas atividades envolvendo profissionais – tais como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, mediadores de emprego, entre outros – mas também supervisores e diretores.

Além de aumentar as competências dos participantes e de capacitar as suas instituições no sentido de melhor combater a exclusão social e promover a qualidade de vida de grupos desfavorecidos, este projeto irá ainda introduzir no mercado as várias ferramentas pedagógicas desenvolvidas e contribuir para o estabelecimento das bases do primeiro curso de pós-graduação de marketing social na Europa.

O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” é um dos vários desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, do “Health Could Be Learned” ou do “Preg-Equal – Pregnancy in Women with Disability: The Right to Information, Knowledge and Quality on Prevention and Accompaniment”, entre outros. Pode saber mais sobre a atividade do Gabinete de Projetos da instituição em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.