fbpx

Abre no Porto a exposição “Cru – O Corpo (im)Perfeito”, do Departamento de Expressão Plástica

A exposição “Cru – O Corpo (im)Perfeito”, onde estão reunidos mais de cem desenhos e pinturas criados pelos utentes do Departamento de Expressão Plástica da APCC no âmbito do projeto com o mesmo nome, vai estar patente a partir do dia 2 de dezembro, no espaço Arbeat, na baixa do Porto. Será a primeira escala de uma ‘viagem’ que levará este conjunto de obras pelo País, com paragens já confirmadas em Lisboa e Coimbra.

Patente estará o resultado final de um processo que começou com uma sugestão aparentemente simples – Desenhar o corpo, os corpos – e que, aos primeiros traços, se foi transformando numa provocação, com o objetivo de (des)construir a ideia de Belo. Assim, as criações foram surgindo com o propósito de oferecer ao público algo com que raramente, se alguma vez, ele se confrontou: o olhar da pessoa com deficiência sobre os outros corpos e sobre o seu próprio.

O conjunto de obras agora expostas pela primeira vez é uma provocação também porque pretende, precisamente, provocar uma reação. A de quem vê, desafiado a eventualmente transformar o (seu) paradigma de corpo perfeito. E a de quem cria, que na sua própria reflexão (no duplo sentido da palavra) se pôde conhecer melhor, colocando ainda em causa a ‘normalidade’ dos modelos corporais, até os seus próprios.

Paralelamente, existe também um convite para que cada visitante da exposição deixe que estes desenhos e pinturas atuem emocionalmente sobre si, como qualquer outro produto artístico, e o transforme. Para que vislumbre os traços distintivos de cada autor, as leituras ‘sui generis’, as marcas do caminho feito até ao resultado final e se permita descobrir-se entre as linhas, as formas e as cores.

“Cru – O Corpo (im)Perfeito” pode ser vista até 6 de janeiro de 2020, no Largo dos Loios, 29 – 1º andar, diariamente, entre as 17H00 e as 20H00. O Artbeat é um espaço criativo, dedicado a profissionais da cultura e da arte, nacionais e internacionais, criado para oferecer o ambiente de trabalho perfeito e promover a criatividade, mas com um foco claro nos negócios, ajudando a sua comunidade a viver da arte que cria.

O projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito” pretende contribuir para a descoberta de novas perceções da dicotomia belo/feio, alterar a imagem social da pessoa com deficiência e alterar comportamentos para a aceitação do corpo diferente. Além da exposição itinerante de desenhos e pinturas, haverá também lugar à apresentação pública de uma performance combinando elementos do teatro, das artes visuais e da música e a uma exposição de fotografia a partir de imagens recolhidas num ateliê com o grupo Era Uma Vez… Teatro.

Este projeto é coordenado pela responsável do Departamento de Expressão Plástica da APCC, Suzete Azevedo, e conta com a participação de António Castanheira, António Gonçalves, António Sequeira, Carina Martins, Carlos Alves, Cláudio Gante, Diogo Sacramento, Eugénio Santos, Fernando Oliveira, Isabel Lopes, Isabel Pereira, Jaime Cortesão, João Pedro Moreira, João Raúl, João Vaz, Julieta Santos, Leonardo Fonseca, Liliana Ferreira, Lúcia Assis, Luísa Fernandes, Madalena Silva, Márcio Ribeiro, Mário Carvalho, Nelson Pires, Nino Conceição, Olga Ramalhais, Regina Cardoso, Ricardo Ferreira, Ricardo Monteiro, Ricardo Rebola, Ricardo Simões, Sara Barros, Tiago Preces e Vasco Sequeira.

Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2019 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O Departamento de Expressão Plástica da APCC tem os seus objetivos alicerçados numa visão da arte não como uma “fábrica de artistas”, mas antes como um veículo para despertar a criatividade e a imaginação, dessa forma capaz de desenvolver competências e de potenciar o domínio sensorial e cognitivo. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=528.