fbpx

Grande projeto europeu de marketing para a inclusão social arrancou em Coimbra

O projeto europeu “SIM – Social Inclusion Marketing” arrancou esta semana em Coimbra, com uma reunião que juntou cerca de dezena e meia de participantes. Presentes estiveram representantes dos diversos parceiros envolvidos – APCC (Portugal), NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária), Universidade de Valência (Espanha) e Universidade de Lugano (Suíça) – mas também do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, que atuará como uma das entidades cooperantes, e da Agência Nacional Erasmus+.

Este encontro, que decorreu ontem e hoje no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, serviu para fazer o enquadramento concreto do projeto, abordando os seus objetivos, conteúdos programáticos, atividades e resultados previstos, bem como para elaborar uma primeira versão de calendário. A partir deste momento, estão reunidas as condições para o arranque efetivo deste projeto, que foi recentemente o melhor classificado na área de Educação de Adultos no ranking de seleção da Ação-Chave Parcerias Estratégicas do Erasmus+.

O “SIM – Social Inclusion Marketing” irá reunir especialistas de marketing social e serviço social, com o objetivo de cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrar soluções inovadoras. Psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, mediadores de emprego, entre outros profissionais, participarão no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do terceiro setor, com o objetivo de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos.

Além de aumentar as competências dos participantes e de capacitar as suas instituições no sentido de melhor combater a exclusão social e promover a qualidade de vida de grupos desfavorecidos, este projeto irá ainda introduzir no mercado as várias ferramentas pedagógicas desenvolvidas e contribuir para o estabelecimento das bases do primeiro curso de pós-graduação de marketing social na Europa.

O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” é um dos vários desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, do “Health Could Be Learned” ou do “Preg-Equal – Pregnancy in Women with Disability: The Right to Information, Knowledge and Quality on Prevention and Accompaniment”, entre outros. Pode saber mais sobre a atividade do Gabinete de Projetos da instituição em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.