fbpx

Natal na APCC ‘arrancou’ com a Festa da URDP 1

Em boa verdade, há muito que o Natal começou na APCC, com os diversos preparativos para as celebrações da quadra que têm vindo a ocupar utentes e colaboradores há várias semanas. Mas, se quisermos ser rigorosos, o ‘pontapé de saída’ foi dado ontem, com muita alegria e emoção, com a Festa de Natal da URDP 1, em que os familiares se juntaram aos festejos e participaram ativamente numa grande celebração feita de amor e união.

À entrada na sala, era fácil perceber o que ali trazia toda a gente: o espaço tinha ganho novas cores, com o vermelho, o branco e o verde, que (pre)enchem as nossas vidas na época do Natal, a dominarem a decoração. E muitos doces – e não só! – mais ou menos ‘natalícios’ (quem provou, por exemplo, os bolos de noz e de laranja feitos pelos próprios utentes na véspera diz que valiam bem a pena), que ajudaram a adoçar uma manhã muito especial.

Mas o melhor ainda estava para vir! Para começar, todos participaram na criação de uma bola de Natal, pintando-a e decorando-a com tanto carinho quanto brilhos e dourados, que puderam levar para suas casas no final, para assim terem um pouco da APCC no seu lar. Ainda houve música, com a colaboração empenhada dos familiares, e a muita alegria que ela sempre proporciona e, claro, o Pai Natal também não faltou! Foi uma Festa repleta de partilha(s), como sempre acontece nas Festas de Natal da URDP 1.

Esta sala é uma das duas que constituem a URDP – Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos da APCC e que são frequentadas por pessoas com maior grau de dependência e incapacidade. A URDP encontra-se integrado no CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, um serviço especializado que disponibiliza serviços de capacitação e suporte aos utentes e às suas famílias ou cuidadores informais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=250.