fbpx

Convívio de Natal da Quinta da Conraria: um dia do ano para celebrar a partilha dos outros 364

A festa de Natal da Quinta da Conraria já nos habituou a ser um verdadeiro desfile de atuações inesquecíveis, mas arriscamos dizer que, este ano, se atingiram níveis estratosféricos de emoção e talento(s). Ontem, no Conservatório de Música de Coimbra, foi ‘Um Espetáculo de Natal!’, com poesia, música, dança e vídeo, mas sobretudo com muito orgulho por poder fechar o ano a mostrar às famílias – a de sangue, a do coração e a da APCC – alguns dons escondidos e confirmar outros já antes revelados.

Mas vamos à sucessão dos artistas… Primeiro, os da casa: a Liliana Ferreira, o António Gonçalves e a Elisabete Machado leram, como já é praticamente tradição, um poema do Fernando Carvalho; a Raquel Miranda e o Sérgio Felício cantaram “Voar Até Ti”; os 5ª Dança fizeram jus ao nome e dançaram Lena d’Água; da Formação Profissional, vieram uma interpretação de “Cola-te a Mim” e uma tocante leitura de “Tabacaria”, de Álvaro de Campos; e o Coro da Quinta encerrou a Festa com a canção “Os Contentores de Natal”.

Mas não foi só a Quinta da Conraria a subir ao palco! Porque também houve uma atuação conjunta, com utentes da APCC e alunos do ITAP a repetirem a coreografia “O Meu Presente És Tu”, que já haviam apresentado no dia anterior na Festa de Natal daquele estabelecimento de ensino. E também porque Francisco Carriço (viola, além de voluntário da Associação), Carlos Antunes (guitarra portuguesa) e Manuel Flores (voz) nos trouxeram a canção e a emoção de Coimbra.

Ainda houve tempo para dois momentos em vídeo, com os utentes da URDP 2 a deixarem um testemunho “Para a Minha Família” e uma retrospetiva de algumas das atividades desenvolvidas em 2019 na Quinta da Conraria e por aqueles que fazem o seu dia a dia. E, pois claro, ninguém foi embora antes da chegada do Pai Natal (curiosamente, agora que pensamos nisso, extremamente parecido com um dos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais…)

Em resumo, o Convívio de Natal da Quinta da Conraria voltou a ser uma oportunidade para celebrar, em conjunto com as famílias, todos os outros dias do ano em que utentes, formandos, colaboradores e voluntários praticam na sua atividade e nas relações que estabelecem entre si, os valores que muito se apregoam nesta quadra: partilha, união e amor. Porque é disso mesmo que é feita a APCC!

Este Convívio de Natal foi organizado pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, que desenvolve ao longo do ano um intenso programa que inclui festividades, campos de férias, visitas guiadas, festas de aniversário e outros eventos. Saiba tudo sobre o plano de atividades, inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.