fbpx

Fotografias de ateliê do projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito” foram expostas no Conservatório de Coimbra

E no princípio eram as pinturas – mais de 300, cerca de uma centena das quais atualmente expostas no Porto. Mas o projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito” foi também, além do caminho que levou aos seus produtos artísticos, um ateliê (“O corpo, os outros e nós mesmos”) em que utentes do Departamento de Expressão Plástica da APCC partilharam o palco com o grupo Era Uma Vez… Teatro, da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, e a sua diretora artística, Mónica Cunha.

O que aconteceu nesse dia de novembro deste ano – os exercícios em torno do(s) corpo(s) enquanto elemento gerador de novos sentidos, o questionar do conceito de arte, a reflexão sobre a importância de comunicar com o outro – foi cristalizado em fotografias, instantâneos que são o testemunho sobrevivente daquele encontro, tal como as memórias que o mesmo deixou nos participantes, ‘falando’ com a eloquência particular do que não precisa ser verbalizado para ser intuído, para ser sentido.

Ontem, aproveitando a realização do Convívio de Natal da Quinta da Conraria no Conservatório de Música de Coimbra, aquele espaço acolheu uma exposição destas fotos. Uma coleção de 39 imagens que ‘respiram’ por si mesmas, mas representam também um outro fôlego, que se acrescenta aos desenhos e pinturas iniciais. E uma terceira vertente, performativa (causa próxima para a realização do ateliê agora documentado), virá ainda a surgir, com o propósito de permitir uma ligação subjetiva entre público e artista e de construir diferentes imagens do corpo.

Entretanto, a mostra de desenhos e pinturas “Cru – O Corpo (im)Perfeito” continua a poder ser vista diariamente (entre as 17H00 e as 20H00) até 6 de janeiro de 2020, no espaço Artbeat, no 1º andar do nº 29 do Largo dos Loios, Porto. O Artbeat é um espaço criativo, dedicado a profissionais da cultura e da arte, nacionais e internacionais, criado para oferecer o ambiente de trabalho perfeito e promover a criatividade, mas com um foco claro nos negócios, ajudando a sua comunidade a viver da arte que cria.

O projeto “Cru – O Corpo (im)Perfeito” pretende contribuir para a descoberta de novas perceções da dicotomia belo/feio, alterar a imagem social da pessoa com deficiência e alterar comportamentos para a aceitação do corpo diferente. É coordenado pela responsável do Departamento de Expressão Plástica da APCC, Suzete Azevedo, e conta com a participação de 34 utentes da instituição. Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2019 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O Departamento de Expressão Plástica da APCC tem os seus objetivos alicerçados numa visão da arte não como uma “fábrica de artistas”, mas antes como um veículo para despertar a criatividade e a imaginação, dessa forma capaz de desenvolver competências e de potenciar o domínio sensorial e cognitivo. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=528.