fbpx

Começou ontem a aventura do Alexander, da Emma, do Emanuele e da Maria – os novos voluntários europeus – na APCC

O Alexander Brzuska chega da Polónia mas nasceu na Alemanha, o mesmo país da Maria Kürbis, a Emma Denis vem de França e o Emanuele Macaggni viajou desde Itália. Eles são os novos voluntários europeus da APCC, que acabam de iniciar o período de seis meses em que farão parte da Associação… Na verdade, diz-nos a experiência que nunca deixarão de pertencer a esta ‘família que escolhemos’, tais os laços que terão oportunidade de estabelecer com utentes, colaboradores e outros voluntários!

Ontem, foi dia de serem ‘apresentados’ a um hábito bem português, o do café depois do almoço, e de aproveitarem essa oportunidade para conhecer alguns dos profissionais do Centro de Reabilitação. Segue-se agora uma espécie de ‘missão de reconhecimento’, em contacto com diversos serviços da Associação, ainda no Centro, mas também na Quinta da Conraria e nas unidades residenciais.

Esse será também o tempo de se darem a conhecer – para já, podemos ir revelando que o Alexander gosta de pintar e de jardinagem e é um especialista digital, que a Emma adora gatos, literatura e outras artes, que o Emanuele é um apaixonado por jogar futebol ou vólei com os amigos ou que a Maria vai querer explicar-nos tudo sobre a arte marcial japonesa do Budo Taijutsu da Bujinkan. Depois, chegará então altura de colaborarem nas atividades quotidianas da APCC, apoiando técnicos e utentes, e de desenvolverem os seus próprios projetos.

O Alexander, a Emma, o Emanuele e a Maria chegam ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2019-2-PT02-ESC11+006176, Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra mais de 40 voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

A atividade de voluntariado na Associação procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, por acreditarmos que assim se promove o multiculturalismo e se potencia o desenvolvimento de competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.