fbpx

‘Embaixadora’ Anna Zubova ‘levou’ a APCC ao Leste da Europa

Com mais de 40 jovens, de diversos países europeus, que já realizaram períodos de voluntariado na APCC, há uma coisa que podemos assegurar: eles tornaram-se nos melhores embaixadores da Associação no estrangeiro! Um bom exemplo disso mesmo é a Anna Zubova, que esteve connosco entre abril e setembro do ano passado, e que, regressada entretanto à Rússia, participou recentemente em dois eventos nos quais deu a conhecer a sua experiência em Portugal, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

Primeiro em Minsk, numa reunião que reuniu 35 ex-voluntários russos e bielorrusos para partilhar histórias e pensar em novas possibilidades, e depois em Moscovo, no Wild Travel Festival da Escola Superior de Economia, dedicado a várias formas de viver e viajar pela Europa. E foi assim que muitos jovens do Leste europeu ouviram falar pela primeira vez de um grupo de teatro chamado Sala T ou do que os portugueses acham sobre iguarias russas como a vatrushka ou o pozharsky – algumas das experiências vividas pela Anna na APCC.

A Anna Zubova integrou, com os voluntários italianos Christopher Cremasco e Stefano Zacchi, o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação, realizado no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. Durante seis meses, os três apoiaram os utentes e os profissionais da Associação em diversas atividades do quotidiano, regulares e esporádicas, e puderam desenvolver os seus próprios projetos pessoais, além de terem sidos responsáveis pela série de Almoços Interculturais dedicados às gastronomias dos seus países.

Através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, e dos programas Serviço Voluntário Europeu e Corpo Europeu de Solidariedade, já mais de quatro dezenas de jovens europeus fizeram voluntariado na APCC e mais de uma dezena de voluntários portugueses teve a mesma experiência em associações e organizações de vários países da Europa.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, por acreditarmos que assim se promove o multiculturalismo e se potencia o desenvolvimento de competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.