fbpx

O Lar Integrado é agora também uma galeria: de histórias e de artistas

No Lar Integrado da APCC, os dias já são, por norma, recheados de histórias, tanto pelas interações entre utentes de diferentes origens e percursos de vida, mas também já com muitas vivências em conjunto, como pelas novas narrativas resultantes das atividades em que estes se envolvem regularmente. Só que agora, até nas paredes há histórias a serem contadas, com aquela unidade residencial a ser ‘transformada’ numa espécie de galeria de pintura.

Várias obras que integraram coleções ‘nascidas’ nas aulas do Departamento de Expressão Plástica ao longo dos últimos anos fazem parte, desde o passado fim de semana, do quotidiano de utentes e colaboradores do Lar Integrado. São marcas pessoais e identitárias dos seus autores, alguns dos quais ali residentes, e também motivo para novas interpretações e muitas conversas sobre formas, tons e, o mais importante, sensações.

Em destaque estão diversos quadros de Ricardo Rebola, cuja característica utilização exuberante da cor deu uma vida particular aos espaços, facto que justificou a presença do próprio autor aquando do desvendar do ‘novo Lar’. Com uma intensa paixão pela pintura e um projeto artístico em nome próprio que tem vindo a desenvolver na APCC, o Ricardo olhou em quase absoluto silêncio as suas pinturas – em que se destacam as paisagens vibrantes com traços impressionistas – e mostrou um orgulho contido, mas justificado, por um percurso em que tem vindo a estudar e trabalhar diversas técnicas, com resultados que falam por si.

A decisão de ‘levar’ a arte produzida pelos utentes da APCC até ao Lar Integrado foi motivada, além de considerações estéticas ou sobre o papel da cultura na vida de todos nós, também pelo desenvolvimento do novo projeto do Departamento de Expressão Plástica, em que se afirma o crescimento de cada artista – palavra que é assumida neste contexto pela primeira vez e que se relaciona com o tema central da identidade, enquanto resultado da relação de cada um com e para a sua obra.

O Lar Integrado Dr. José Mendes Barros é uma resposta da APCC para as famílias cujos membros, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade. É uma das três unidades residenciais da instituição, juntamente com o Lar de Apoio e o Lar Residencial. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.