fbpx

Oh là là! Estava tudo delicioso no Almoço Intercultural dedicado a França!

Carne de vaca, batatas, ovos, cebolas, queijo, leite, manteiga, noz moscada, sal, azeite, natas, baunilha e açúcar. Posto de outra forma: todos os ingredientes necessários para preparar e servir uma deliciosa refeição francesa, como bem mostrou a Emma Denis, no final da passada semana, com os dois primeiros Almoços Interculturais da responsabilidade do atual grupo de voluntários europeus da APCC.

Com a ajuda das equipas de cozinha do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria, chegaram à mesa uma clássica e muito saborosa soupe à l’oignon (sopa de cebola), um impressionantemente saboroso hachis parmentier moelleux avec gratin dauphinois (empadão de carne com batata gratinada”) e um delicioso crème brûlée (uma espécie de primo francês do leite creme, passe a heresia que isso será para alguns). E como tudo foi feito com amor e colaboração, só houve elogios!

E isto foi só o início! Irão seguir-se mais Almoços Interculturais, dedicados à Polónia (a cargo do voluntário Alexander Brzuska), à Itália (com o Emanuele Macaggni) e à Alemanha (da responsabilidade da Maria Kürbis), mas também a Portugal! Esta é uma iniciativa levada a cabo pelo Gabinete de Voluntariado da APCC, com o objetivo de dar a conhecer as tradições gastronómicas dos países de origem dos voluntários europeus e também dar-lhes a conhecer algo mais sobre a gastronomia portuguesa.

O Alexander, o Emanuele, a Emma e a Maria estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2019-2-PT02-ESC11+006176, Juventude em Ação. Neste âmbito, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC já recebeu mais de 40 voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.