fbpx

Loja de Vender FI é (tele-)apresentada em encontro sobre experiências de didática das artes visuais

«Pergunta-se com frequência ao tempo quanto tempo o tempo tem, mas o Projeto Estúdio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra há muito que prefere perguntar ao tempo o tempo que o tempo não tem”. É assim que começa a apresentação que Adriana Campos, professora de teatro na APCC, irá levar ao 32º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), no próximo domingo.

Nesta iniciativa (que, devido à situação de pandemia, será realizada por conferência remota), o convite é para refletir sobre o conceito de tempo a partir das artes na educação das crianças, dos jovens e dos adultos ao longo da vida. Entre outras experiências relacionadas com a didática das artes visuais, estará a Loja de Vender FI – que, em outubro de 2019, foi um espaço ambulante na Baixa de Coimbra, especializado naquele elixir milenar, do qual se diz ser útil porque não serve para nada que se reduza a relatórios ou números.

Criada, dinamizada e promovida pelos membros do Projeto Estúdio, um dos dois grupos de teatro da APCC, a Loja de Vender FI desafiava os transeuntes a descobrir o nível de faz de conta que existia dentro de si, a partir de um exercício simples: olhar para um determinado objeto e, a partir de sugestões e revelações dos utentes da Associação, inventar uma história. O objetivo era estimular a capacidade criativa, a capacidade de fazer perguntas ou a capacidade – porque não? – de ir ao teatro.

A apresentação da Loja de Vender FI no Encontro Nacional da APECV terminará com um desafio aos participantes: criar o seu próprio Kit Portátil FI. Uma tarefa a que se têm dedicado, em tempos de confinamento, os membros do Projeto Estúdio, e que pode ser acompanhada na página de Facebook da Loja de Vender Poetas. Um espaço que, de resto, se mantém ‘aberto’ e onde são dadas a conhecer todas as novidades sobre FI.

O 32º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual decorrerá nos dias 9 e 10 de maio. Inicialmente previsto para ter lugar na cidade de Guimarães, será antes realizado virtualmente, em oito sessões online distintas, além de performances e exposições.

Na APCC, o teatro é uma das várias áreas artísticas proporcionadas aos utentes, através da atividade dos dois grupos ativos e da dinamização de aulas de expressão dramática, sendo desenvolvido tanto dentro das paredes da instituição, como em apresentações públicas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.