fbpx

“O Museu de Nós” em tua casa! – APCC desafia a comunidade a ajudar a criar espaço que vai nascer na Quinta da Conraria

Prosseguem os trabalhos para a criação d’“O Museu de Nós!”… e agora é a altura de todos participarem! Porque neste espaço terá também lugar a comunidade da APCC, abrimos as portas a todos os que seguem a instituição na Internet e nas redes sociais e lançamos um desafio: criar uma coleção privada de memórias, um “Museu de Nós” único e de cada um!

Tudo começa com uma pergunta simples: Que objetos, dias especiais, histórias fantásticas ou receitas deliciosas marcam a tua vida e a da tua família? Depois, será a altura de transformar cada casa num museu, juntando os que a habitam e escolhendo em conjunto momentos, objetos, comidas, músicas e outros elementos que os marcaram ou ainda marcam: tudo o que merece ir para um museu!

Após decidir onde fazer “O Museu de Nós” em tua casa! – e qual será o formato da exposição e se será coletiva ou individual – é só meter mãos à obra! Está tudo explicado neste pequeno vídeo, cheio de dicas úteis. Depois da inauguração, só precisam de partilhar o vosso museu connosco! Podem por exemplo, filmar uma visita guiada e enviar-nos para museudenosapcc@gmail.com. Vamos, juntos, criar “O Museu de Nós”!

Este projeto irá ‘transformar’ a Quinta da Conraria num espaço onde serão colocadas em destaque as histórias acumuladas e colecionadas na APCC ao longo dos anos, contadas através dos lugares, dos objetos e de evidências do que aconteceu para lá dos muros. Além dos pequenos museus e coleções de histórias (coletivas e individuais) dirigidos ao público exterior, serão ainda criados momentos e experiências artísticas que acolham esse mesmo público.

Desenvolvido no âmbito das atividades dos dois grupos de teatro da APCC (Sala T e Projeto Estúdio), “O Museu de Nós!” é inspirado no Museu da Inocência, de Orhan Pamuk, distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano 2014. Tem entre os seus objetivos gerais valorizar a pessoa com deficiência, o seu percurso e a sua história, utilizar o trabalho artístico como um facilitador da interação e criar momentos e experiências que contribuam para potenciar capacidades.

É uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2019 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.