fbpx

Vamos ao circo! ou como a APCC ajudou mais um jovem português a fazer voluntariado lá fora

Sabiam que há um voluntário da APCC atualmente na Alemanha, a dar apoio a atividades com temática circense, em que estão envolvidos jovens com deficiência ou em situação de desvantagem? Chama-se Ernesto Oliveira, tem 21 anos, e desde o início do mês que está integrado na organização Fantasia AG, sediada em Rostock, e no projeto “Fantasia – Uma Tenda Cheia de Vida”, iniciado em 1996 e ainda hoje desenvolvido com grande sucesso.

Entre as tarefas e oportunidades de aprendizagem oferecidas a este voluntário estão a participação na coordenação de eventos (espetáculos de circo ou teatrais), o apoio aos espetáculos, as relações públicas ou o apoio na gestão dos cursos de circo e eventos educacionais. Vai ser assim até ao final de novembro deste ano, data em que terminarão as atividades do projeto.

Mas o próprio pode explicar como têm sido estes primeiros tempos: «Trabalho com crianças todos os dias, fazemos exercícios e ainda treinamos várias coisas diferentes do circo. Nunca é frustrante para ninguém, mas antes uma experiência nova e divertida. A juntar a isto tudo, ainda tenho a possibilidade de aprender outra língua, com as crianças”.

Com esta experiência na Fantasia AG – uma instituição cujo objetivo é implementar abordagens integradoras no desenvolvimento de projetos individuais – o Ernesto Oliveira junta-se a um conjunto já alargado de jovens portugueses que realizaram um período de voluntariado no estrangeiro através da APCC, tirando partido do facto de a Associação estar acreditada como organização de envio de voluntários para outros países europeus.

O voluntariado europeu (que inclui também o acolhimento de voluntários em Coimbra) é uma das facetas do voluntariado na APCC, juntamente com o voluntariado nacional, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.