fbpx

António Marques convocado para primeiro estágio da época da Seleção Nacional de boccia

É um recomeço a vários níveis: o próximo estágio de preparação da Seleção Nacional de boccia é o primeiro da época desportiva 2019/2020, mas também o primeiro a ter lugar após a interrupção das atividades desportivas provocada pela pandemia da Covid-19. E é (mais) um recomeço também para António Marques, que faz de novo parte de uma convocatória e, por isso, estará em Melgaço entre os dias 12 e 18 de setembro.

O jogador da APCC – que vai estar acompanhado pelo treinador Emílio Conceição, como é habitual há mais de duas décadas – será um dos 14 atletas que marcarão presença neste estágio. O objetivo é começar a preparar a participação portuguesa nas provas internacionais da época que agora se inicia, com o objetivo principal a serem os Jogos Paralímpicos, adiados para o próximo ano.

Caso venha a integrar a convocatória da Seleção Nacional para Tóquio 2021, António Marques participará nos seus oitavos Jogos Paralímpicos, competição em que já conquistou duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, todas no boccia, e uma outra medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão). Já para o treinador Emílio Conceição, esta poderá ser a sua sexta presença.

O estágio em Melgaço decorrerá já tendo em conta o Plano de Retoma da Atividade Desportiva dos Atletas de Alto Rendimento de Boccia, elaborado pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, que permitirá garantir o cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das recomendações nacionais e internacionais no que se refere à prática desportiva no contexto atual.

O boccia é uma modalidade mista, com grande tradição no nosso país. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.