fbpx

MAGISTER a terminar: projeto da APCC com parceiros europeus formou meia centena de profissionais da área da saúde mental

Quando foi iniciado, há sensivelmente dois anos, o projeto europeu MAGISTER anunciou pretender contribuir para aumentar a inclusão social de pessoas afetadas por alguma forma de doença mental, através da melhoria dos serviços prestados pelos profissionais dessa área. Agora que está a chegar ao fim, o balanço é positivo: foram formados 48 técnicos de Portugal e da Roménia e dez tornaram-se eles próprios formadores, garantindo dessa forma o impacte de longo prazo do projeto.

Estima-se que possam beneficiar de forma direta do MAGISTER mais de 1500 pessoas com necessidades especiais de saúde mental, com quem os profissionais envolvidos trabalham quotidianamente, dando assim concretização prática a um percurso que foi completado na passada sexta-feira – em formato online – com as derradeiras horas de formação das 384 previstas para a capacitação na gestão de casos de ansiedade e depressão.

Este projeto – em que foram parceiros a APCC, a Organização Humanitária Concordia, a Fundação Estuar (ambas da Roménia) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria) – permitiu ainda criar um kit de ferramentas inovadoras validadas para a área da saúde mental e constituir uma Comunidade Online, através da qual um número significativo de profissionais poderá beneficiar de oportunidades de trabalho em rede.

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” foi iniciado em outubro de 2018 e teve como objetivo principal a formação, com autonomia e especialização graduais, de profissionais de qualquer área de intervenção, que exercem a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental. Foi cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram desenvolvidos projetos como o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, o “SIM – Social Inclusion Marketing”, ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre a atividade do Gabinete de Projetos da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.