fbpx

Sobre limonada, ginástica e o Lar de Apoio… ou como o distanciamento ajudou a aproximar voluntários e utentes

Se a vida te dá limões… faz limonada! A expressão é conhecida e certamente que na APCC não faltam exemplos desta forma de olhar para as situações e de superar as dificuldades, mas e se a vida der ordens de distanciamento social por causa de uma pandemia? Foi o que aconteceu, entre outros, com os nossos voluntários, que deixaram de poder colaborar com as atividades da instituição do modo como o faziam antes. Mas então, fez-se limonada!…

Uma limonada com imaginação e criatividade, ingredientes que levaram o Gabinete de Voluntariado a promover um projeto em que desafia os voluntários a encontrar novas formas de ficarem próximos da Associação. Uma dessas formas foi a proposta pela Sofia Ataíde, que, mesmo estando limitada aos espaços exteriores do Lar de Apoio, não deixou que isso a impedisse de planear uma série de atividades de ginástica com os utentes daquela unidade residencial.

E no passado domingo, passou-se à prática! Entre saltos, sprints, jogos e muito mais, não faltaram os sorrisos e o entusiasmo, misturando a energia do exercício físico com a alegria de rever caras conhecidas. Aliás, até apostamos que a satisfação de matar saudades deu uma grande ajuda para superar algum cansaço!

Mas este projeto – que se chama, apropriadamente, “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância” – pode tomar muitas formas: há, por exemplo, voluntários a criar vídeos para serem partilhados com os utentes da APCC, outros a fazer chamadas vídeo para conversar e sabe-se lá o que mais ainda pode acontecer… o desafio foi lançado e, se acompanharem as páginas de Facebook da APCC e do Gabinete de Voluntariado, é provável que vejam surgir desenvolvimentos…

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diversos tipos de serviços que envolvem diretamente os utentes, em áreas e serviços distintos, ao longo de todo o ano e de acordo com a sua disponibilidade. Pode conhecer as possibilidades de voluntariado na APCC visitando a página www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.