fbpx

Line Break: parceiros preparam próximos passos deste projeto de râguebi inclusivo ‘nascido’ na APCC

A APCC juntou esta semana os parceiros do projeto Line Break – Rugby Inclusivo para uma reunião, à distância, que serviu para avaliar o estado atual desta iniciativa, as alterações provocadas pela situação sanitária em Portugal e os próximos passos. O objetivo foi auscultar a opinião de todos os envolvidos, de forma a garantir que o projeto continuará a ser desenvolvido, independentemente das especificidades dos tempos que atravessamos.

Marcaram presença representantes da APCC (promotora do projeto) e dos restantes parceiros: ARCIL, APPACDM de Vila Nova de Poiares e Comité Regional de Rugby do Centro. Num espírito de grande abertura e proatividade de todos os participantes, foi possível abordar a visão estratégica de médio prazo para o projeto e ações mais imediatas já em desenvolvimento.

Entre estas, está a elaboração de um manual sobre a prática do râguebi inclusivo, para uso pelos interessados em desenvolver esta modalidade, que contará com os contributos de todos os parceiros e será muito importante para a sustentabilidade do projeto e a sua replicação noutras entidades. Foram ainda discutidas formas de, no imediato, reproduzir a iniciativa iniciada na APCC nas demais instituições de solidariedade social envolvidas.

Na sequência da criação da primeira equipa de ‘mixed ability rugby’ em Portugal, o projeto Line Break – Rugby Inclusivo tem como objetivo aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva. Através da capacitação de profissionais desta área com técnicas específicas para o ensino do râguebi adaptado e do apoio à dinamização da modalidade noutras instituições, pretende-se contribuir para a criação de um movimento verdadeiramente inclusivo.

Esta iniciativa pretende promover a criação de uma nova modalidade desportiva inclusiva, que poderá ser praticada por pessoas com ou sem deficiência, em conjunto. É, nesse sentido, dirigida a pessoas com diferentes incapacidades, de contextos socioeconómicos de desvantagem, muitas vezes com baixos níveis de escolaridade, que aqui encontram uma oportunidade única de valorização e de participação social.

São parceiros no Line Break – Rugby Inclusivo a APCC (entidade promotora), a ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Vila Nova de Poiares e o Comité Regional de Rugby do Centro. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2020 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.