fbpx

No Dia das Pessoas com Deficiência, a GNR marcou presença na Quinta da Conraria

Assinalou-se ontem (9 de dezembro) o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e esse foi o mote para uma visita especial na Quinta da Conraria: elementos da Secção de Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizaram duas sessões de esclarecimento juntos de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC.

Foram momentos para esclarecer dúvidas sobre a atuação daquela força da autoridade e de como ela está (também) ao serviço das pessoas com deficiência. O enfoque foram os seus direitos e formas de os fazer valer, numa perspetiva de envolver, atender, compreender e respeitar as necessidades e diferenças de cada um. O interesse dos utentes foi elevado e muitas perguntas puderam ser respondidas, numa troca de experiências frutuosa para todos.

Esta ação decorreu no âmbito da campanha de sensibilização “desMarca a Diferença”, que a GNR levou a cabo por todo o país desde 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – e que terminou precisamente ontem. Com o objetivo de promover a inclusão, esta iniciativa enquadra-se na intenção daquela corporação de prestar uma resposta mais personalizada e adaptada aos problemas concretos da população.

No Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, é dada resposta às necessidades de pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.