fbpx

APCC estreia online “Mim”, um espetáculo que é um álbum das histórias dos utentes e da instituição

Chama-se “Mim” e é um álbum de histórias em forma de espetáculo. Foi criado na APCC e vai estrear no site da instituição no próximo dia 16 de dezembro. Nele, abrem-se as portas dos armários da Sala do Teatro, na Quinta da Conraria, para mostrar o que dizem os objetos que neles se guardam sobre os utentes que fazem o quotidiano daquele espaço. E, dessa forma, revelam-se histórias sobre a própria Associação, tanto dentro como fora dos seus muros.

Pensado inicialmente para ser um espetáculo com público presencial, “Mim” foi transformado tendo em conta as restrições provocadas pela pandemia, mas mantendo o propósito de dar vida a estas narrativas, sem baixar os braços nem adiar as palavras.

Para as conhecer, bastará aceder a https://bit.ly/Mim_MuseudeNos a partir das 10H30. Poderá então ver como os utentes da APCC se transformam em contadores de histórias e entrar no universo particular de cada um, seguindo cada som, cada palavra e cada movimento como se de pistas se tratassem para saber mais sobre eles.

O espetáculo “Mim” integra o projeto “Museu de Nós”, que assume a visão da Quinta da Conraria enquanto casa que guarda as histórias da APCC, dos seus utentes, familiares e colaboradores. Desenvolvido no âmbito das atividades dos dois grupos de teatro da Associação (Sala T e Projeto Estúdio), este projeto é inspirado no Museu da Inocência, de Orhan Pamuk, distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano 2014. Tem entre os seus objetivos gerais valorizar a pessoa com deficiência, o seu percurso e a sua história, utilizar o trabalho artístico como um facilitador da interação e criar momentos e experiências que contribuam para potenciar capacidades, sendo cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.

 

Ficha técnica de “Mim”

Criação e encenação
Mariana Fonseca Nunes

Interpretação (por ordem de apresentação)
Fernando Oliveira, Vasco Sequeira, Diana Godinho, Ricardo Monteiro, Alexandra Oliveira, Tiago Lopes, Micaela Pires, Cristina Peça., Joana Mateus, Carlos Frederico Jardim, César Silva e Francisco Fonseca

Cenografia e adereços
Paulo Ferreira e Mariana Fonseca Nunes

Apoio à criação
Diana Ramos e Helena Pino

Comunicação
Pedro Santos

 

Agradecimentos

Adriana Campos, Judite Jorge, Ricardo Pereira, Licínio Simões, Tiago Silva, Tiago Simões, Raúl Santos.

APCC – órgãos sociais, assistentes, serviço de transportes, informática, gabinete de comunicação, gabinete de projetos, área de pintura automóvel, área de construção civil, área de carpintaria, fisioterapia e restantes funcionários que prestaram apoio ao projeto.

Pais, familiares, tutores e amigos.

A todos os que, ao longo desta caminhada, colaboraram com o projeto e que de forma voluntária ou involuntária o fizeram crescer, o nosso mais sincero obrigada, o Museu de Nós é também Museu de Vós.