fbpx

Utentes e assistentes pessoais são protagonistas de documentário sobre CAVI da APCC

Quando, no início de 2019, se iniciou a história do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC, talvez ninguém se tenha lembrado de dizer «Esta história dava um filme»… mas é isso mesmo que vai acontecer. Alguns dos utentes e assistentes pessoas que integram este projeto estão a ser acompanhados por uma equipa de produção, com o objetivo de ter a sua experiência retratada num documentário.

Este filme será rodado em três períodos distintos: no início deste caminho, com enfoque nas expetativas dos participantes, num segundo momento, de avaliação intermédia, e numa fase final, para balanço e avaliação. Quando finalizado, constituirá certamente um testemunho relevante para a instituição e para o próprio MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente.

Embora ainda estejamos apenas na primeira destas fases, é já possível dar a conhecer algum do trabalho que está a ser realizado e, por isso, nas próximas semanas serão publicados na página de Facebook da APCC sete pequenos vídeos, protagonizados pelos beneficiários Catarina Branquinho, Catarina Vitorino, Isabel Paiva Marques, João Marques, Rita Bulhosa, Rui Bernardino e Teresa Vendeiro e pelos assistentes pessoais Ana Quaresma, Bruno Canelas, Diana Amado, Luís Santos e Rita Castro.

O CAVI da APCC tem contribuído para uma mudança importante no modo e na qualidade de vida das 13 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto: desde junho do ano passado que um grupo de assistentes pessoais as acompanha na realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros.

Integrado no MAVI, um programa-piloto nacional, o CAVI da APCC tem como objetivo contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação. A sua atividade vai no sentido de garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania, bem como à participação cívica e política. É cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento — Programas Operacionais do Portugal 2020.