fbpx

Loja de Vender FI: o faz de conta, agora nas páginas da revista da APECV

Em 2019, um dos grupos de teatro da APCC – o Projeto Estúdio – inaugurou um rentável negócio que convidava os consumidores a experimentar um elixir invisível e investiu numa rentável pergunta em miniatura: trouxe o faz de conta consigo hoje? Foi desta forma que se iniciou a história da Loja de Vender FI e é também assim que começa o artigo sobre esse projeto publicado no mais recente número da revista Imaginar, da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV).

Nele, a professora de teatro Adriana Campos volta a colocar uma caixa de brinquedos no centro das atenções, apresenta os espeFIalistas e guia o leitor numa viagem pela experiência da Loja de Vender FI, explicando como a pergunta que era o seu mote se pode transformar numa pergunta para todos os dias. Porque, afinal, entre fórmulas e antídotos que, em vez de respostas, repetem perguntas, o negócio em que o Projeto Estúdio tem investido nos últimos anos, que existe desde o princípio dos tempos e que define a própria humanidade é o brincar.

A Loja de Vender FI – um espaço ambulante especializado num elixir milenar, do qual se diz ser útil porque não serve para nada que se reduza a relatórios ou números – desafiava os transeuntes a descobrir o nível de faz de conta que existia dentro de si, a partir de um exercício simples: olhar para um determinado objeto e, a partir de sugestões e revelações dos utentes da Associação, inventar uma história.

Depois de uma semana completa na Baixa de Coimbra, esta Loja reabriu durante um dia apenas em Condeixa, ainda em 2019, e já este ano, no início da quarentena, reconfigurou-se para permitir aos membros do Projeto Estúdio e a qualquer outra pessoa criar o seu próprio Kit Portátil de FI. Todo este percurso foi depois apresentado no 32º Encontro Nacional da APECV, dedicado à reflexão sobre o conceito de tempo a partir das artes na educação das crianças, dos jovens e dos adultos ao longo da vida.

A revista Imaginar é editada pela APECV pelo menos duas vezes por ano. Visa a divulgação de teoria e pratica sobre educação artística, focando especialmente a educação visual, educação artística, literacia visual e educação através das artes visuais. O número 65, que inclui o artigo sobre a Loja de Vender FI, pode ser descarregado em www.apecv.pt/imaginar65.

O teatro é uma das várias áreas artísticas proporcionadas aos utentes da APCC, através da atividade dos dois grupos ativos e da dinamização de aulas de expressão dramática, sendo desenvolvido tanto dentro das paredes da instituição, como em apresentações públicas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.

  

(clique nas imagens para as aumentar)