fbpx

Um ano terminou e outro começou e a vida de uma voluntária da APCC continuou a ser uma aventura grega

A Mariana Keating celebrou o Natal e a passagem de ano na Grécia. Dito assim, parece que podemos estar a meter-nos gratuitamente na vida de uma pessoa aleatória, mas se explicarmos que falamos de uma voluntária da APCC que está, há cerca de três semanas, num projeto de voluntariado no Centro de Juventude do Epiro, em Janina, percebe-se melhor por que estamos a fazer este destaque.

Ao longo de dois meses, a Mariana irá apoiar atividades de educação não-formal e recreativas com adolescentes em situação de acolhimento naquela instituição, mas também participar em outras iniciativas de âmbito local, assegurar tarefas de secretariado e colaborar na criação de conteúdo online. Além disso, interagirá com outros voluntários, tanto gregos, como de outros países europeus.

O Centro de Juventude do Epiro é um espaço aberto para todos os jovens que procuram oportunidades e diversão. Atua nas áreas da educação não-formal, inclusão social e conscientização cultural, desenvolvendo cursos, workshops e eventos informativos e culturais. Além disso, participa em projetos educacionais internacionais, como intercâmbios de jovens, cursos de formação, seminários e projetos de investigação e capacitação.

Com esta experiência na Grécia – ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que ajuda os jovens a participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro – a Mariana Keating junta-se a um junta-se a um grupo já alargado de jovens portugueses que realizaram um período de voluntariado fora de Portugal através da APCC, tirando partido do facto de a Associação estar acreditada como organização de envio de voluntários para outros países europeus.

O voluntariado europeu (que inclui também o acolhimento de voluntários em Coimbra) é uma das facetas do voluntariado na APCC, juntamente com o voluntariado nacional, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.