fbpx

Veja como os utentes da APCC se estão a descobrir enquanto artistas, no novo projeto “Identidade – o Eu e o Artista”

Arte, obra e público. Estes três conceitos foram a base do trabalho do Departamento de Expressão Plástica da APCC ao longo do ano de 2020, concretizando dessa forma o objetivo de promoção do indivíduo/artista e criando o corpo de trabalho de um projeto que levou o nome de “Identidade – o Eu e o Artista”. Claro que aquele não foi um ano que decorresse de forma linear, mas mesmo num tempo (que continua a ser) feito do inesperado, manteve-se a procura de cada um dos envolvidos por si mesmos, enquanto pessoas e enquanto criadores.

Desenvolvido, em diferentes fases, tanto online como em aulas presenciais, este projeto manteve sempre paradigmas como a disciplina do trabalho, a descoberta partilhada e a liberdade para expressar pontos de vista. Assim, foi possível abordar – tanto criativamente, como através da partilha de opiniões – temas nas áreas da cultura, estética, comunicação, experiência ou conhecimento.

A próxima fase está já definida: os utentes apresentarão o seu trabalho ao público da instituição, em sessões que incluirão pequenos exercícios que permitirão capacitá-los com ferramentas de análise à sua própria produção artística. Mas ainda antes disso, é agora momento de um primeiro balanço, um primeiro olhar mesmo que feito online, assim cumprindo o propósito de mostrar à comunidade pessoas com capacidades artísticas e possuidores de projetos com qualidade.

Neste conjunto de imagens que agora revelamos, em que se juntam algumas das obras já realizadas com instantâneos dos seus criadores, percebe-se a individualidade de cada um deles e pode-se adivinhar a forma como as suas características únicas foram influenciadas pelas vivências, gostos, valores, sentimentos, emoções, capacidades, cultura e até mesmo contrariedades. E assim, a relação ambígua que se constrói entre o Eu e o Artista afirma-se como o foco essencial.

(clique nas imagens para as aumentar)

“Identidade – o Eu e o Artista” sucede, no trabalho do Departamento de Expressão Plástica, a “Cru – O Corpo (im)Perfeito” – em que foi trabalhada a descoberta de novas perceções da dicotomia belo/feio, se procurou alterar a imagem social da pessoa com deficiência e alterar comportamentos para a aceitação do corpo diferente. Foi o desenvolvimento e resultados finais deste projeto que abriram a porta para o trabalho agora em curso, em que os utentes se afirmam na relação consigo mesmos enquanto artistas.

Assim, o projeto “Identidade – o Eu e o Artista” tem como objetivos a transformação de comportamentos na sociedade, o aumento da participação da pessoa com deficiência, a expressão da identidade, o desenvolvimento da autonomia e da autoestima e a luta contra o preconceito e descriminação. Nele participam Ana Marques, António Camacho, Eugénio Santos, Fernando Granjeia, Hugo Garcias, Liliana Ferreira, Nelson Pires, Nino Conceição, Nuno Soares, Pedro Oliveira, Pedro Raimundo, Rafael Gaspar, Ricardo Rebola, Ricardo Simões, Rita Albuquerque, Sara Barros, Valdemar Cordeiro e Vítor Júlio. A coordenação é da professora de expressão plástica Suzete Azevedo.

O desenvolvimento de atividades ligadas à arte é uma parte fundamental da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. No Departamento de Expressão Plástica, em particular, coloca-se em prática uma visão da arte como um veículo para despertar a criatividade e a imaginação. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=528.