fbpx

Voluntariado à distância e outros desafios em tempos de pandemia foram tema de webinar em que a APCC marcou presença

Os impactos da pandemia da Covid-19 no futuro do voluntariado em Portugal estiveram em análise durante o webinar “Voluntariado em Tempos de Pandemia: As Novas Geografias”, ontem realizado e em que a APCC marcou presença. Esta iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado (e que serviu também para comemorar o 14º aniversário da organização) juntou diversas entidades que operam nesta área e teve como orador principal o sociólogo Manuel Carvalho da Silva.

Além de lançar o olhar para as transformações que se poderão operar daqui para a frente, o webinar permitiu ainda aos participantes refletir sobre o papel do voluntariado nos tempos atuais, marcados por grandes incertezas. Foi em resposta a este desafio, aliás, que a APCC lançou no final do ano passado o programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância”, como forma de manter o apoio prestado pelos voluntários, bem como o contacto destes com os utentes.

Através deste projeto, promovido pelo Gabinete de Voluntariado, pessoas que já disponibilizavam o seu tempo à APCC, ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora, podem dinamizar atividades que permitam dar a volta ao distanciamento social: vídeos de canções ou histórias, videochamadas para conversar um pouco (e matar saudades), por exemplo.

Os interessados podem fazer a sua inscrição no programa “Limões para Limonada”, com e sem propostas de atividades, através do e-mail voluntariado@apc-coimbra.pt e de mensagem direta na página de Facebook Holding Hands With Other Abilities. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?p=9513.

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diferentes respostas e serviços que envolvem diretamente os utentes. Através do segundo, já recebemos mais de 40 voluntários europeus e enviámos para programas no estrangeiro diversos jovens portugueses. Pode conhecer as possibilidades de voluntariado na APCC visitando a página www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.