fbpx

Seja ou não já voluntário da APCC, vai poder fazer parte de um momento cultural (online e com hora marcada)

Uma das vantagens de fazer parte de uma instituição que trabalha com a comunidade com deficiência é que estamos sempre rodeados por diversidade: quase não podemos evitar, e como isso torna as nossas vidas mais ricas! É evidente para quem entra pelas portas (ou portões) da APCC que o nosso quotidiano é feito de acolher essa diversidade e de valorizar as diferenças que nos rodeiam, porque cada utente tem valor, cada colaborador tem experiência, cada voluntário tem uma história para partilhar.

Agora que algumas daquelas portas têm de estar fechadas, lançamos o desafio de partilhar virtualmente uma parte desta cultura intrínseca, reunindo na página de Facebook do Gabinete de Voluntariado recordações de atividades passadas e novos vídeos realizados por voluntários. Denominada “Cultura às 14”, esta iniciativa será uma forma de divulgar uma surpresa cultural – na forma de uma canção, uma história, uma dramatização e mais – pelo menos uma vez por semana, mas sempre às 14H00. Será um espaço online para assistir a vários temas culturais, e até desportivos, sem sair de casa!

E se é verdade que temos alguns conteúdos muito especiais para mostrar (que certamente vos farão querer mexer e dançar), também precisamos dos vossos contributos para fazer deste plano um sucesso! Assim, procuramos voluntários – pessoas que já disponibilizavam o seu tempo à APCC, ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora – para gravar e compartilhar pequenos vídeos nas seguintes categorias:
– Literatura: leiam um conto, um poema, um trecho que achem comovente;
– Música: toquem uma música ou cantem por cima de uma;
– Desporto: gravem alguns exercícios fáceis para utentes e colaboradores praticarem em casa;
– Teatro: interpretem um texto cómico, um espetáculo de marionetes, contem uma história usando adereços ou qualquer outra coisa para fazer o público rir;
– Literatura infantil: leiam uma história infantil mostrando as ilustrações do livro.

Para participar, escolham o vosso tema e contactem-nos – através de mensagem direta na página de Facebook Holding Hands With Other Abilities ou do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt – para agendarmos a vossa publicação e para que possamos preencher o nosso calendário cultural até à Páscoa! Depois, gravem o vosso vídeo (até 5 minutos) e enviem-nos!

“Cultura às 14” passará, assim, a ser um ponto de encontro virtual de utentes, familiares, colaboradores, voluntários (nacionais e europeus) e outros amigos da APCC, mas também um local para descobertas. E é provável que mesmo aqueles que já passaram as portas abertas da Associação venham a descobrir mais evidências da diversidade de que começámos por falar. Por exemplo, sabiam que a APCC tem uma orquestra de samples? Ou dois grupos de teatro? Ou vários campeões de diversas modalidades?

Esta iniciativa faz parte do programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância”, promovido pelo Gabinete de Voluntariado da APCC como forma de permitir manter o contacto entre utentes e voluntários, apesar das alterações provocadas pela pandemia da Covid-19. Desta forma, antigos e novos voluntários têm dinamizado atividades remotas ou fora das instalações, como momentos musicais, leitura de histórias infantis ou videochamadas para conversar.

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diferentes respostas e serviços que envolvem diretamente os utentes. Através do segundo, já recebemos mais de 40 voluntários europeus e enviámos para programas no estrangeiro diversos jovens portugueses. Pode conhecer as possibilidades de voluntariado na APCC visitando a página www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.