fbpx

Casa | Museu: um desafio da Sala do Teatro da APCC, diretamente para as casas de todos!

Em 2020, inaugurámos na Sala do Teatro da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra o “Museu de Nós”: criámos uma coleção de histórias, que contámos e guardámos nas portas de um lugar muito especial. Foi uma experiência tão importante que a decidimos multiplicar, repetir e espalhar, propondo a criação de museus em todos os espaços habitados.

Assim nascerá a Casa | Museu: um abrigo, um lar, uma habitação… e uma coleção de objetos e não objetos! É um convite dirigido aos utentes da APCC que frequentam a Sala do Teatro, mas aberto a todos os outros e também a qualquer pessoa que queira participar: Criem um museu em vossa casa!

Primeiro, decidam sobre quem vai ser o museu. Depois, escolham um espaço da vossa casa para o construir. Finalmente, comecem a criar! Todas as quartas-feiras, a professora de teatro Mariana Nunes deixará um desafio e só precisam de cumprir cada um e aguardar pelo próximo… No final, vamos pedir-vos que nos enviem fotos ou um vídeo do vosso museu, para o partilharmos com todos!

Prontos? Então, mãos à obra! E voltem aqui semanalmente, para encontrar o próximo desafio!

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.