fbpx

APCC colabora em projeto de investigação para criar sistema de controlo de cadeiras de rodas através do cérebro

Um grupo de seis utentes da APCC participou em várias experiências realizadas para testar a viabilidade de um sistema de interface cérebro-computador que garante um nível de fiabilidade sem precedentes no controlo de cadeiras de rodas através do cérebro. Por meio da realização de um conjunto de tarefas – simular percursos de navegação em situações como passagem de portas, corredores, acessos ou desvio de obstáculos e de pessoas – foi comprovada uma precisão de quase 100 por cento.

Estes resultados mostram, pela primeira vez, que é possível conceber um sistema com aquele tipo de interface com elevado desempenho e fiabilidade e controlado de forma natural por pessoas com forte limitação motora, sem elevado esforço mental do utilizador e ao seu ritmo. Isto porque a solução agora proposta apresenta um sistema de navegação que, por um lado, realiza as manobras finas de navegação e, por outro lado, corrige e interpreta possíveis comandos errados.

Apesar de esta tecnologia ainda não estar pronta para entrar no mercado, este é um passo de gigante em direção à sua utilização, podendo fazer da interface cérebro/computador não só uma hipótese promissora, mas uma solução verdadeiramente viável para pessoas com deficiências motoras graves, que não podem usar interfaces convencionais. O passo seguinte será melhorar o desempenho em ambientes domésticos mais dinâmicos e exigentes, como os que podemos encontrar no dia-a-dia.

O sistema em causa, desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Tomar no âmbito de um projeto de investigação e desenvolvimento cofinanciado por fundos europeus e nacionais, foi para já publicado numa importante revista científica internacional.

A colaboração da APCC com este projeto enquadra-se nos seus objetivos de agir na comunidade e sensibilizar a sociedade, cumprindo dessa forma a missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas portadoras de deficiência e incapacidades. Com mais de 40 anos de atividade e de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional na inclusão, integração e autodeterminação, trabalhando quotidianamente junto de mais de 3000 utentes e respetivas família.