fbpx

Projeto europeu MAGISTER: inscreva-se já para webinar sobre saúde mental

É já depois de amanhã (31 de março) que se realizará o webinar “MAGISTER – Comunidade de aprendizagem para profissionais sobre saúde mental”, em que se fará uma partilha das conclusões do projeto MAGISTER, promovido pela APCC com parceiros da Roménia e da Áustria com o objetivo de contribuir para aumentar a inclusão social de pessoas afetadas por alguma forma de doença mental.

Pretende-se que seja um espaço para partilha de experiências relacionadas com aquele projeto europeu e o seu impacto, mas também de reflexão mais geral sobre a saúde mental. O programa prevê intervenções de José Lopes, da direção da APCC, e dos colaboradores Mário Veríssimo, Fernanda Maurício e Rosa Duarte, bem como de alguns dos profissionais formados neste âmbito.

O MAGISTER teve como objetivo principal a formação, com autonomia e especialização graduais, de profissionais de várias áreas de intervenção, que exercem a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental. Estima-se que mais de 1500 destas pessoas possam vir a dele beneficiar, através do trabalho quotidiano dos técnicos envolvidos (ligados aos parceiros associados, mas também a outras instituições).

A sessão decorrerá na plataforma Zoom, a partir das 15H00, sendo de participação aberta, mas com inscrição obrigatória. Esta é feita através de mensagem para o mail mario.verissimo@apc-coimbra.pt, na qual deve indicar o seu primeiro e último nome, endereço de e-mail, organização e respetiva morada, profissão e cargo que ocupa na organização, bem como o seu consentimento para a recolha destes dados.

Foram parceiros no “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” a APCC, a Organização Humanitária Concordia, a Fundação Estuar (ambas da Roménia) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria). Iniciado em outubro de 2018, este projeto foi cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram promovidos projetos como o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, o “SIM – Social Inclusion Marketing”, ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre os projetos desenvolvidos na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.