fbpx

Voluntários da APCC juntam-se para o Dia das Boas Ações e promovem recolha de materiais para a instituição

O Dia das Boas Ações, que hoje se assinala, é um movimento mundial – são já mais de 100 países! – que pretende unir pessoas que realizam boas ações em benefício da comunidade e do planeta. É um convite a cada um para que faça o bem e inspire outras pessoas a fazer o mesmo e, tendo a APCC sido desafiada a juntar-se a esta iniciativa, os voluntários da Associação vão realizar uma recolha de materiais com que todos podem colaborar!

Desta forma, estarão a juntar-se a milhões de pessoas um pouco de todo o mundo que irão colocar em prática a ideia de que qualquer um pode fazer algo de bom, seja muito ou pouco, para melhorar as vidas dos outros. Para participar, só precisam de consultar a lista de materiais indicados mais abaixo, escolher um ou mais itens (pode ser da vossa própria casa ou recolhido junto de familiares e amigos) e contactar o nosso Gabinete de Voluntariado para combinar a sua entrega. A campanha ‘Dia das Boas Ações na APCC’ decorrerá de 12 a 23 de abril.

Os materiais doados serão utilizados no desenvolvimento diário das atividades da APCC e no apoio que presta a milhares de utentes e suas famílias. Procuramos doações de materiais novos ou em segunda mão, desde que em bom estado, nomeadamente:

BRINQUEDOS / FAZ DE CONTA
– Carros de brincar
– Banca de cozinha / Comidas e utensílios de cozinha
– Bonecas / Roupas para vestir e despir
– Miniaturas de animais / Miniaturas de mobiliário
– Lego Duplo

JOGOS / ENTRETENIMENTO
– Jogos de tabuleiro / Jogos de regras
– Jogos Quatro em Linha / Avalanche / Memória / Bop It
– Dominós de imagens
– Jogos de consola para crianças (Playstation ou similar antiga)
– DVDs de filmes de animação

LIVROS
– Livros didáticos
– Livros básicos de imagens

ESCRITÓRIO
– Quadros brancos
– Flip-charts

LAR / ELETRÓNICA
– Computadores
– Tablets (12”)
– TVs compatíveis com jogos de consola
– Ventoinhas
– Aquecedores pequenos de ventoinha
– Caixas pequenas de plástico transparente para arrumação
– Pilhas AAA e AA

EXTERIOR
– Carrinhos de mão
– Ferramentas de jardinagem (sachos, ancinhos, plantadores, regadores, borrifadores, redes de ensombramento, compostores de plástico ou madeira)
– Baldes de reciclagem para exterior
– Placas identificativas de culturas ou animais
– Baú de arrumação
– Mantas de piquenique
– Galochas (até 39)

ARTES MANUAIS
– Lápis de cor e marcadores
– Tintas acrílicas/temperas
– Pincéis
– Folhas eva e feltro
– Linhas e agulhas para costura
– Linhas de croché, macramé e lãs

DESPORTO
– Triciclos (7-8 anos)
– Bicicleta estática
– Tapete rolante elétrico
– Minitrampolins
– Bolas rítmicas
– Arcos
– Tabela de basquetebol de interior desmontável

MATERIAIS TERAPÊUTICOS
– Bonecos geriátricos
– Cadeiras de rodas
– Camas articuladas / Macas
– Malas de primeiros socorros

O contacto para agendar a entrega das doações deve ser feito pelo número de telefone 239 792 120 (solicitando encaminhamento para o Gabinete de Voluntariado) ou do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt.

O Dia das Boas Ações foi criado em 2007 pela empresária e filantropa Shari Arison, através da organização não governamental israelita Ruach Tova. Em Portugal, é promovido pela Entrajuda, uma associação de apoio a instituições de solidariedade social.

No cumprimento da missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade, a APCC presta serviços em áreas como a reabilitação, atividades ocupacionais, reabilitação social, formação profissional residências, apoio domiciliário, transportes, formação de professores, recursos para a inclusão e várias outras. Com quase 45 anos de atividade e de provas dadas, é uma referência nacional e internacional na sua área.