fbpx

Fique a conhecer melhor o projeto MAGISTER e os seus impactos, num balanço feito por responsáveis, formadores e participantes

No âmbito do projeto europeu MAGISTER, que juntou a APCC com parceiros austríacos e romenos e em que se procurou contribuir para aumentar a inclusão social de pessoas afetadas por alguma forma de doença mental, 48 técnicos de Portugal e da Roménia tornaram-se formadores especializados na melhoria dos serviços prestados na área da saúde mental. Este foi um dos resultados diretos daquela iniciativa, que tem agora um momento de balanço, em que participam alguns daqueles profissionais.

Através de um conjunto de testemunhos em vídeo – de José Lopes (direção da APCC), Mário Veríssimo (coordenador do projeto), Fernanda Maurício, Rosa Duarte (formadoras), Ana Cláudia Nogueira, Paula Almeida e Sofia Teixeira (formandas) – o MAGISTER e as experiências e aprendizagens por ele proporcionadas, bem como os seus impactos no exercício profissional dos envolvidos, são abordados de forma a permitir um maior conhecimento sobre o projeto, mas também a suscitar reflexões mais gerais sobre a saúde mental.

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” teve como objetivo principal a formação, com autonomia e especialização graduais, de profissionais de várias áreas de intervenção, que exercem a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental. A disseminação das boas práticas identificadas e desenvolvidas no âmbito do trabalho realizado permitirá que mais de 1500 destas pessoas possam vir a ser beneficiadas, através do trabalho quotidiano dos técnicos envolvidos.

Foram parceiros nesta iniciativa a APCC, a Organização Humanitária Concordia, a Fundação Estuar (ambas da Roménia) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria). Iniciado em outubro de 2018, este projeto foi cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram promovidos projetos como o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, o “SIM – Social Inclusion Marketing”, ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre os projetos desenvolvidos na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.