fbpx

Departamento de Música

Grupos Musicais de Destaque

Musica

5.ª PUNKADA

Grupo Rock da APCC que é uma referência no panorama nacional. Em 2013 comemora o seu 20.º aniversário. Já percorreu Portugal de norte a sul e vários países da Europa. Do seu currículo constam mais de 300 concertos, assim como algumas parcerias artísticas e musicais com instituições e grupos de renome.

Colaborador responsável: Paulo Jacob

Vídeos

 

GRUPO de BOMBOS “SEMP’A BOMBAR

Grupo de percussão da APCC. Tem pouco mais de um ano de existência, mas conta com algumas apresentações na região Centro. O grupo caracteriza-se pela energia das suas actuações devida tanto à prestação dos participantes, como à utilização de bombos tradicionais de Silvares.

Colaborador responsável: Tiago Silva

 

GRUPO de CANTARES

Constituído por clientes da APCC, é um grupo que utiliza a música popular e tradicional como forma de expressão.

Colaborador responsável: Ana Raimundo

___________________________________________________________________________

 

Tipos de Intervenção Musical

TiposIntMusical

 

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia consiste na utilização da música e/ou dos elementos que a compõem (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado que tem como público-alvo um cliente ou um grupo de clientes.

Trata-se de um processo planificado que tem como objectivo facilitar e promover a comunicação, a relação, a aprendizagem, a mobilidade, a expressão, a organização. Existem outros objectivos terapêuticos igualmente importantes e que vão ao encontro das suas necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais ou cognitivas.

A musicoterapia pretende desenvolver potenciais e/ou restaurar funções no indivíduo, a fim de melhorar a sua qualidade de vida.

 

EDUCAÇÃO MUSICAL ADAPTADA

Tipo de intervenção na qual o professor utiliza técnicas de adaptação/compensação para facilitar e maximizar a aprendizagem musical dos alunos com necessidades especiais. Nos objectivos curriculares específicos está incluída a aprendizagem de conceitos e de competências musicais gerais, bem como a participação em actividades musicais de grupo.

 

EXPRESSÃO MUSICAL ADAPTADA

Tipo de intervenção onde a pessoa é integrada num processo de criação,  tendo como ponto de partida a valorização dos seus recursos como elementos primordiais para a construção de produtos musicais.