fbpx

Quatro voluntárias europeias que são modelos inspiradores – quem o diz é a Agência Erasmus+ Juventude em Ação

As voluntárias europeias da APCC e o projeto que desenvolvem atualmente na instituição estiveram entre os exemplos de Modelos Inspiradores destacados pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, durante a cerimónia de comemoração do Dia Internacional dos Voluntários, que decorreu no passado domingo, no Porto.

Ao subirem ao palco, a Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt e a Luise Göttlich (a Roberta De Giorgio não pôde marcar presença) referiram unanimemente a forma como a experiência na APCC deu por completo a volta às suas expetativas iniciais, que passavam por ajudar os outros sem receber nada em troca, destacando o muito que lhes tem sido proporcionado pelo contacto e trabalho com os utentes da instituição.

«O voluntariado traz tantas oportunidades, por isso, quando tiverem a oportunidade de fazer voluntariado e, especialmente de terem experiências com outras capacidades, aproveitem», resumiu a Antonia, referindo-se diretamente ao projeto “Holding Hands With Other Abilities”, em que estas quatro voluntárias estão inseridas e que permitiu já a cerca de outros 60 jovens de diversos países realizaram um período de voluntariado na APCC, bem como a mais de uma dezena de jovens portugueses fazerem o mesmo no estrangeiro.

A Antonia (que veio da Áustria), a Alice (França), a Luise (Alemanha) e a Roberta (Itália) chegaram a Coimbra no final de agosto e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090,que terá a duração total de seis meses e ao longo do qual apoiarão os técnicos e os utentes da APCC em diversas atividades. Estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro e que é gerido precisamente pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.