fbpx

5ª Punkada em residência artística para preparar atuações em Portugal e Espanha com Orquestra de Câmara Portuguesa e Cercioeiras

O rock – e a música em geral – pode tomar muitas formas e os 5ª Punkada são bem o exemplo disso mesmo: depois de uma digressão que mostrou toda a pulsão e emoção que a banda é capaz de suscitar em palco e fora dele, participaram agora numa residência artística envolvendo a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Cercioeiras, que serviu de preparação para um conjunto de concertos e uma conferência-concerto, que terão lugar em Portugal e Espanha, nos meses de abril e maio.

Os ensaios decorreram no início desta semana, em Oeiras, e permitiram aprofundar o trabalho já realizado anteriormente, num processo criativo que envolveu a criação e partilha de ambiências e segmentos musicais, a que foram sendo adicionadas camadas sonoras por parte de todos os intervenientes. Para os membros da banda pop/rock da APCC (Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e o musicoterapeuta Paulo Jacob), a experiência tem sido particularmente desafiante, por envolver instrumentos e recursos musicais fora das suas ‘zonas de conforto’.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto “Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS”, que reúne músicos, terapeutas e pessoas com deficiência com o objetivo de desenvolver ações e atividades musicais orientadas para potencializar as capacidades. Já em 2018 os 5ª Punkada tinham estado envolvidos com aquele projeto, quando integraram o espetáculo “O Som da Igualdade”, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian e inserido no encontro “Isto é PARTIS”.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC em 1993 e já percorreram Portugal de norte a sul e viajaram também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos e diversas parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Editaram no final do ano passado o seu disco de estreia, “Somos Punks ou Não?”, que pode ser adquirido através da APCC, dirigindo-se às secretarias do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) e da Quinta da Conraria (Ceira) ou enviando uma mensagem para o mail geral@apc-coimbra.pt.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na Associação, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.