fbpx

APCC participa em projeto da Universidade de Coimbra para desenvolver voluntariado responsável

A APCC foi uma das instituições do setor social que, no final da passada semana, celebrou com a Universidade de Coimbra um protocolo de colaboração no âmbito do projeto UC Social, que visa promover a participação de estudantes universitários em atividades de inovação e empreendedorismo social. Na cerimónia, que decorreu no Student Hub da Universidade, marcou presença o presidente da Direção, Fernando Filipe de Oliveira.

Entre as atividades a desenvolver no enquadramento desta iniciativa, vai ser promovido um programa de preparação para o voluntariado, em que os alunos serão capacitados para uma integração mais estável nas instituições envolvidas, sendo acompanhados durante todo o processo pela Universidade. O acordo assinado prevê ainda o estabelecimento de programas de cooperação, parcerias em iniciativas sociais conjuntas e a organização de atividades formativas.

Para a APCC, o objetivo da Universidade de Coimbra de promover o desenvolvimento de um voluntariado responsável e comprometido com a sociedade, no quadro de uma aposta na responsabilidade social, está em linha com a visão da Associação do voluntariado como uma forma de potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa.

Os voluntários da APCC são, no âmbito do programa nacional, chamados a colaborar em atividades regulares ou pontuais, dando apoio a utentes e profissionais da instituição, enquanto que, no programa europeu, podem experimentar um período de voluntariado noutros países. Se têm pelo menos 18 anos, entrem em contacto com o Gabinete de Voluntariado pelo Facebook ou por e-mail (voluntariado@apc-coimbra.pt), para combinarmos uma primeira conversa – presencial ou online – em que falaremos sobre interesses, motivações e expetativas.

Podem saber mais sobre atividade de voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.