fbpx

Voluntários europeus e utentes da APCC deram cor aos Erasmus Days

Seria possível celebrar os Erasmus Days sem a participação dos nossos voluntários europeus? Talvez, mas definitivamente não seria a mesma coisa! Afinal, foram muitos os jovens de diferentes pontos da Europa que recebemos na APCC ou voluntários portugueses que enviámos para o estrangeiro no âmbito do Serviço Voluntário Europeu, incluído no programa Erasmus+, e mesmo hoje, com esta dinâmica a ser enquadrada pelo Corpo Europeu de Solidariedade promovido pela Comissão Europeia, continuam bem presentes os valores europeus e as ideias de inclusão e multiculturalidade.

Portanto, esta teria sempre de ser uma celebração cheia de alegria. E cor! E foi assim que o Ali Yildirimçakar, a Ida Vogel e a Lucie Jolivet se juntaram hoje aos utentes da Sala do Redondo do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão para uma atividade a que chamámos “As cores da inclusão”!

Em conjunto, realizaram uma sessão artística em que criaram um cartaz para assinalar precisamente os Erasmus Days e promover os temas da inclusão e da diversidade. Palavras-chave? Pintura, cor e outono. E claro, também partilha, harmonia e felicidade. E foi assim que as cores da inclusão marcaram uma manhã muito especial!

Os Erasmus Days são uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o Erasmus+ em todo o mundo e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos seus beneficiários. Na sua sexta edição, que tem lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro, visam a partilha de experiências, promoção e valorização dos benefícios que a Europa oferece através daquele programa.

No âmbito do voluntariado internacional, a APCC acolheu até hoje cerca de 60 voluntários de diversas origens e enviou mais de uma dezena de jovens portugueses para projetos noutros países europeus

A atividade de voluntariado na Associação procura envolver voluntários nacionais e europeus, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.