fbpx

Começam amanhã a ser abertas as janelas do(s) Calendário(s) do Advento da APCC

São 24 janelas e cada uma esconde um desafio que convida a uma partilha ou a pensar no que é verdadeiramente importante na quadra do Natal. É provavelmente mais preciso escrever que são 24 janelas vezes três, porque o Calendário do Advento da APCC vai estar no Centro de Reabilitação, na Quinta da Conraria e na página de Facebook do Voluntariado, para que todos – dentro e fora da Associação – possam fazer connosco este percurso até ao dia 24 de dezembro.

A primeira dessas janelas será, então, aberta já amanhã: presencialmente, por utentes, familiares, colaboradores e voluntários, mas também online, por qualquer pessoa, bastando para isso seguir o hashtag #adventoapcc. Será uma forma de vivermos juntos esta época especial do ano, aproximando ainda mais toda a comunidade APCC.

Foi tudo preparado pelos voluntários europeus Ali Yildirimçakar, Ida Vogel e Lucie Jolivet, que decidiram dar continuidade à ideia da ex-voluntária Antonia Tiepoldt, que, no ano passado, criou o primeiro Calendário do Advento da APCC. Por isso, não resistimos a partilhar de novo as palavras com que, em 2021, ela descreveu a sua iniciativa…

«Dezembro. Em que te faz pensar? Luzes cintilantes? Decorar a árvore de Natal? Mas, ao mesmo tempo… Pensas no calendário preenchido? Em tantos jantares? Em ter que comprar várias prendas para várias pessoas? E ainda ter que arrumar a casa? Preparações, responsabilidades, listas sem fim… Às vezes, perdemo-nos tanto no caos do Natal que esquecemo-nos do que faz esta época tão especial. O objetivo deste calendário é que a nossa entrada no mês de dezembro seja feita devagar e que o nosso foco esteja no que realmente importa. Para manter a paz tanto na mente como no coração e para nos ajudar a lembrar dos valores mais especiais desta época, cada dia trará um pensamento, inspiração, tarefa ou momento de partilha que ajude a lembrar que são as pequenas coisas que fazem as grandes diferenças».

Os três Calendários do Advento deste ano estarão colocados, então, junto aos refeitórios do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria e em www.facebook.com/VoluntariadoAPCCoimbra. Não deixem de abrir connosco estas janelas para o coração da APCC!

O Ali, a Ida e a Lucie integram o projeto de voluntariado europeu 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612 e estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro. Têm vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC em diversas atividades, mas também a desenvolver os seus próprios projetos pessoais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.