fbpx

O primeiro Almoço Intercultural de 2023 veio diretamente da Turquia!

Poderá haver projeto de voluntariado europeu na APCC sem Almoços Interculturais? Poder, até podia, mas não seria a mesma coisa! Para quem não sabe, os Almoços Interculturais são uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem a utentes e colaboradores da Associação. E este ano, a viagem começou pela Turquia…

Mercimek çorbası, etli kuru fasulye e türlü (que é como quem diz, sopa de lentilhas, carne de vaca estufada com feijão e legumes salteados) foram a tríade preparada pelo Ali Yildirimçakar para mostrar um pouco da rica e diversificada cozinha turca. ‘Fugiu’ ao kebab que é cada vez mais uma comida universal e, ao fazê-lo, tornou-se ainda mais fácil para os comensais perceber uma influência que se faz sentir em muitos países vizinhos.

E apesar de o Ali ser o primeiro a admitir que cozinhar não é algo que esteja propriamente habituado a fazer – e por isso a ajuda das equipas de cozinha do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria, bem como da voluntária alemã Ida Vogel, foi muito importante – a verdade é que se saiu muito bem e deixou todos não só com a cabeça à roda para dizer o nome de cada prato, mas sobretudo com água na boca e muita vontade de repetir.

Na próxima semana, caberá à Lucie Jovilet ser a ‘chef’ responsável por uma refeição francesa e, na semana seguinte, será a Ida a conduzir uma visita guiada pelos sabores alemães. Só para abrir o apetite, podemos dizer que vai haver quiche com queijo e bacon, bolo de maçã e muito mais!…

O Ali, a Ida e a Lucie estão na APCC desde meados de 2022, integrando o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. Além de desenvolverem os seus projetos pessoais, têm ainda vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC e, naturalmente, a estabelecer relações e a desenvolver competências sociais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.