fbpx

Prosseguem os Almoços Interculturais: desta vez, estava tudo ’tout à fait fabuleux’!

Délicieux! Trés savoureux! Magnifique! Absolument fabuleux! Poderíamos ter escutado todas estas expressões nas passadas quarta e sexta-feiras, se a segunda etapa dos Almoços Interculturais tivesse tido lugar numa qualquer vila ou cidade francesas… Mas, na verdade, foi a França que ‘veio’ até aos refeitórios do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria, pelo que aquelas opiniões não deixaram de ser expressas por utentes e colaboradores da APCC, mas em bom português!

A voluntária Lucie Jovilet foi a ‘chef’ responsável por estas deliciosas refeições, compostas por quiche lorraine (tarte com bacon, um clássico da cozinha gaulesa), quiche aux courgettes et au chèvre (tarte de curgete e queijo de cabra) e gâteau au chocolat (bolo de chocolate, que é a especialidade da própria Lucie). E podemos garantir que mesmo os detentores dos palatos mais exigentes se deram por satisfeitos!

Os Almoços Interculturais são uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado, que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem à comunidade APCC. Este ano, além de França, a viagem já passou também pela Turquia (com o Ali Yildirimçakar) e na semana em curso irá ainda à Alemanha (com a Ida Vogel).

O Ali, a Ida e a Lucie integram o projeto de voluntariado europeu 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612 e estão em Coimbra desde meados de 2022, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro. Têm vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC em diversas atividades, mas também a desenvolver os seus próprios projetos pessoais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.