fbpx

‘Regressaram’ os Almoços Interculturais e logo com uma longa ‘viagem’ até à Rússia

Para fazer um delicioso pozharsky vai precisar de myaso, khleb, kartofel, pryanost… Bem, mas talvez não valha a pena entrar em pormenores – até porque, nos Almoços Interculturais da APCC, tão importante como a gastronomia é o convívio e a partilha de culturas. Ficamo-nos, por isso, por dizer que no final da semana passada houve pazhorsky (carna panada em pão com batata) no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria.

A ‘chef’ principal foi a voluntária europeia Anna Zubova, que, com a ajuda das equipas de cozinha da Associação, levou os comensais numa viagem à sua Rússia natal, que incluiu também kissel (compota de sumo de frutos vermelhos) para a sobremesa. E o empenho de todos na preparação da refeição teve uma merecida correspondência nas expressões saciadas e deliciadas de utentes e colaboradores!

Os Almoços Interculturais são organizados pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e permitem que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem e conheçam também algo mais sobre a gastronomia portuguesa. É por isso que, já esta semana e na próxima, haverá mais refeições temáticas, dedicadas desta vez a Itália (com os voluntários Christopher Cremasco e Stefano Zacchi) e a Portugal.

A Anna, o Christopher e o Stefano Zacchi estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.