fbpx

Mais duas medalhas para a APCC (entre outros destaques) em prova de boccia jogada ‘em casa’

Na derradeira competição individual de boccia da época 2022/2023 em Portugal, a APCC não precisou de se deslocar muito (na geografia) para ir longe (nos resultados)! Tendo estado representada por cinco atletas – Bernardo Coelho, Diogo Peixeiro, Ricardo Ferreira, Rui Gomes e Teresa Vendeiro – no Campeonato Nacional de Boccia Individual Absoluto, que teve lugar em Coimbra, a equipa do Departamento de Educação Física e Desporto teve uma prestação globalmente positiva, que culminou com duas subidas ao pódio!

O enriquecimento do medalheiro da Associação na modalidade deveu-se ao Rui, que foi medalha de prata na 2.ª Divisão da classe BC1, e à Teresa, que chegou ao bronze na 2.ª Divisão BC2. Mas não faltaram outras boas prestações, com todos os jogadores a disputarem partidas cheias de grandes execuções e momentos emocionantes e os mais jovens, em particular, a demonstrarem estar em franco crescimento.

Como também é habitual, os familiares desempenharam mais uma vez um papel essencial, tanto enquanto parceiros de competição, quanto fora do campo de jogo, incentivando sempre os atletas e motivando-os para uma melhor prestação. E como a prova foi ‘em casa’, a claque da APCC foi ainda reforçada pela presença de vários dirigentes e colaboradores!

O Campeonato Nacional de Boccia Individual Absoluto decorreu no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, nos dias 3 e 4 de junho. Participaram 66 atletas, em representação de 19 clubes e associações, tendo a organização cabido à PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.