fbpx

Nadadora Matilde Gaspar chamada à Seleção Nacional para o Campeonato da Europa

A atleta da APCC Matilde Gaspar foi convocada para representar Portugal no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, que se vai realizar em Itália no próximo mês de setembro. A jovem de 16 anos vai fazer a sua estreia em grandes provas internacionais, integrando uma Seleção Nacional composta por mais nove nadadores, e irá competir nas provas de 50, 100 e 200 metros bruços, 50 e 100 metros livres e 50 metros mariposa.

Matilde Gaspar – que é treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da Associação – é detentora de três recordes nacionais da classe S21 (50, 100 e 200 metros bruços). É ainda a atual campeã nacional de verão dos 50, 100 e 200 metros bruços e campeã nacional de inverno dos 50 e 200 metros bruços. Representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, com diversas medalhas conquistadas.

O VII Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down vai decorrer em Pádua, entre os dias 3 e 10 de setembro, integrado nos Campeonatos Europeus da União de Desportos para Atletas com Síndrome de Down, um evento multidesportivo que incluirá também competições de atletismo, natação artística, ténis de mesa, judo, basquetebol e futsal.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade APCC, tanto na vertente competitiva, como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.