fbpx

Ana Laura Ferreira convocada para representar Portugal no primeiro Mundial de boccia para jovens de sempre

A jogadora de boccia Ana Laura Ferreira vai defender as cores nacionais no Campeonato do Mundo de Jovens de Boccia, prova que se realizará entre 8 e 14 de julho, na Póvoa de Varzim. Será a primeira edição de sempre desta competição, que reunirá alguns dos melhores praticantes da modalidade a nível planetário entre os 13 e os 21 anos, e na qual Portugal estará representado por 13 atletas.

Prestes a completar 17 anos, Ana Laura Ferreira compete na classe BC3 e participou pela primeira vez em provas absolutas na época 2021/2002, na sequência de diversas presenças em competições para jovens, sempre em representação da APCC. Na presente época desportiva, enquanto membro do grupo de competição do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição, já disputou o Campeonato Nacional Individual Masculino e Feminino e o Campeonato Regional BC3.

Além disso, esteve presente também no Campeonato Nacional Individual Jovem e em dois Torneios de Novos Talentos e tem marcado presença regular nos estágios de preparação para jovens da Seleção Nacional de boccia, onde foi sempre acompanhada pelo seu pai e parceiro de competição, Fernando Ferreira, o que voltará a acontecer durante o Campeonato do Mundo. Ambos integrarão ainda o estágio pré-competição, que irá decorrer entre os dias 3 e 7 de julho.

A APCC terá ainda outro elemento na comitiva que vai representar Portugal na Póvoa de Varzim, uma vez que a coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, Anabela Marto, irá desempenhar as funções de chefe de delegação, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos quando uma Seleção Nacional participa em competições internacionais de boccia.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.