fbpx

APCC ‘despede-se’ da época do boccia com a conquista de mais uma medalha

A Ana Laura Ferreira e o Ricardo Ferreira foram os últimos jogadores de boccia da APCC a entrar num campo de jogo na época 2022/2023 para disputar uma competição nacional! Foi no passado fim de semana, no Campeonato Nacional de Boccia de Pares e Equipas, em que constituíram o par BC3 do Departamento de Educação Física e Desporto, que disputou a 2.ª Divisão da respetiva classe.

E no derradeiro ‘lançamento’ do ano desportivo, há boas notícias para partilharmos: mais uma medalha – no caso, de prata – para as vitrinas da Associação! Apesar de ausência forçada do técnico Emílio Conceição, que fez com eles todo o trabalho de treino ao longo da época, a Ana Laura e o Ricardo não deixaram os seus créditos por mãos alheias e foram somando diversos triunfos, que acabaram por conduzi-los ao pódio!

No balanço do boccia da APCC em 2022/2023, cabem nove medalhas conquistadas numa dezena de provas (entre campeonatos nacionais, regionais e de jovens) e um total de 10 atletas que representaram a Associação. Tudo isto num ano em que – e este é outro facto a merecer um enorme destaque – se reforçou o envolvimento das famílias, que passaram definitivamente da bancada para dentro do campo de jogo, com a ‘estreia’ de vários familiares como parceiros de competição!

O Campeonato Nacional de Boccia de Pares e Equipas decorreu nos dias 24 e 25 de junho, no Pavilhão Desportivo da Escola António Alves Amorim, na freguesia de Lourosa, em Santa Maria da Feira. Participaram sete equipas BC1/BC2, 12 pares BC3 e seis pares BC4/BC5, representando 12 clubes e instituições. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio dos Jogos Santa Casa, FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.