Esta pode bem ter sido a única ‘prova’ da época desportiva 2022/2023 da APCC em que não foi preciso treinar para que todos tivessem saído vencedores… Falamos do jantar promovido, no final da passada semana, pelo Departamento de Educação Física e Desporto, em que se juntaram os grupos de competição do boccia, natação e tricicleta. Marcaram presença os atletas, os treinadores, os parceiros de competição, os auxiliares, os dirigentes e também os mais fervorosos elementos da claque da Associação: os familiares!
A ocasião serviu para reviver diversos momentos da temporada, comemorar os triunfos e os muitos momentos de superação, recordar o conforto essencial que cada um recebeu nos momentos menos positivos e, sobretudo, fomentar e celebrar a união, esse valor tão importante no desporto, como na vida. Afinal – e como foi reforçado pelo vídeo exibido que passava a época em revista e pelos discursos da noite – de todos se faz a APCC!
Assim, e apesar da deliciosa ementa, os maiores destaques foram mesmo os sorrisos provocados por múltiplos encontros e reencontros e pela possibilidade de estimular o conhecimento mútuo entre todos aqueles que fazem parte da comunidade do Desporto na APCC. E houve ainda tempo para desejar boa sorte às três atletas da Associação que irão, em breve, representar Portugal em provas internacionais: Ana Laura Ferreira, que já este mês marcará presença no Campeonato do Mundo de Jovens de Boccia, Sandra Semedo, que também em julho disputará a Taça Internacional de Tricicleta, e Matilde Gaspar, que em setembro estará no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down.
Em 2022/2023, o grupo de competição do Departamento de Educação Física e Desporto foi constituído por Ana Laura Ferreira, António Marques, Bernardo Coelho, Catarina Branquinho, Diogo Peixeiro, José Miguel Morgado, Liliana Ferreira, Mariana Silva, Raquel Miranda, Ricardo Ferreira, Rui Gomes, Teresa Vendeiro (boccia), Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, Matilde Gaspar, Ruben Santos (natação), António Sequeira, João Vaz, Mariana Amado e Sandra Semedo (tricicleta).
O boccia, a natação adaptada e a tricicleta são três dos desportos para pessoas com deficiência que mais medalhas conquistaram para Portugal. Todas fazem parte do conjunto de modalidades praticadas no Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, que desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição, como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.